Seja o primeiro a saber.
Assine a nossa newsletter.

5 dicas para melhorar sua liderança

Untitled design (29)

Por Vinícius Mariano

Quem nunca sonhou em ser líder? É normal do ser humano querer estar numa posição que lhe dá destaque onde todos os olhares são voltados a ele e sua fala é ouvida atentamente, mas nem todos sabem o árduo caminho enfrentado para chegar até lá. Poucas pessoas estão dispostas a trilhar essa estrada. É necessário muito esforço, capacitação e determinação para alcançar um bom resultado.

Não existe uma receita de como ser líder, mas alguns pontos são reconhecidos por grandes líderes da história:

 

CONHEÇA A SI MESMO

Mais importante do que liderar uma equipe, é saber liderar o eu. Cada um de nós tem uma personalidade, cultura, costumes e está inserido em ambientes diferentes. Um exercício que sugerimos é sentar em frente ao espelho e fazer uma autoanálise. Observe quais são seus pontos fortes e encontre uma forma de usar isso ao seu favor; não esqueça seus pontos construtivos, são eles que vão te desafiar, é nisso que você precisa melhorar. Pontue todos eles e estude formas de trabalhá-los.

 

CONHEÇA A SUA EQUIPE

Não trate seus liderados como objetos inanimados que só servem para produzir. Várias pesquisas mostram que quanto melhor o funcionário se sente dentro da empresa, melhor o seu rendimento – e, por isso, é tão importante conhecer a sua equipe.  Essa proximidade te possibilita saber das pessoas que estão ao seu redor. Assim como você, cada uma delas tem uma história, uma trajetória diferente e isso as tornam diferentes umas das outras. Cabe a você, líder, encontrar a melhor forma de explorar isso, fazendo com que o trabalho de sua equipe flua tranquilamente e que cada funcionário se sinta bem ao realizar o trabalho. Mas cuidado, não seja invasivo, respeite os limites impostos pela outra parte.


PROMOVA A COMUNICAÇÃO

A comunicação é a base de qualquer relacionamento. Assim como em uma relação amorosa, dentro das equipes nem sempre sinais são recebidos e traduzidos da forma correta. É importante que a equipe tenha abertura para conversar sobre todos os temas necessários e os pensamentos precisam ser verbalizados para que todos tomem ciência do ponto de vista alheio. Outra coisa que devemos levar em consideração são os feedbacks. Todos nós adoramos passar e receber quando estes são positivos – mas, quando são construtivos, tendemos a fugir do assunto e evitar repassá-lo. Isso está errado! Às vezes, a pessoa persiste em um erro inconscientemente, e só vai evoluir se você pontuar quais pontos ela deve melhorar. Promova uma capacitação para que todos saibam a melhor forma de passar feedbacks, e também a importância de estar aberto a trabalhar nos seus pontos de melhoria (dica de livro para se aprofundar no tema: Comunicação não violenta – Marshall Rosenberg).

 

MANTENHA O EQUILÍBRIO

Busque um tempo para você. As tarefas de liderança geralmente consomem muito do nosso tempo, então reserve um espaço para você. Um momento desconectado da sua vida profissional é muito importante. Veja o que faz a sua vida mais feliz: sua família, amigos, viajar, sair para comer – e o faça. Aproveite muito, você só dará o seu melhor se estiver bem internamente (dica de livro: Inteligência Emocional – Daniel Goleman).

 

ENCONTRE O SEU PERFIL

Existem diversos tipos de líderes, você pode escolher seguir um desses perfis ou criar o seu. Como já conversamos anteriormente, quando você se conhece sabe como se trabalhar. Utilize seus pontos fortes a seu favor no momento em que estiver liderando uma equipe. Não esconda seus defeitos, não é errado ser vulnerável em alguns pontos, só cuide para que isso não limite a sua atuação. Se você foi escolhido para ser líder é porque você mereceu, as pessoas confiam em você para fazer um bom trabalho.

 

SEJA ATIVO

A equipe reflete o trabalho de seu líder. Quando seu time te vê engajado e com vontade de fazer acontecer, eles vestem a camisa e se comprometem a dar o melhor de si para isso acontecer. Não dê ordens, explique o processo e esteja disposto a auxiliar sempre que possível. Sua equipe se inspira em você!


O que você achou, impulsioner? Esses são só alguns pontos. Lembre-se de que não existe perfeição mas, sim, melhoria constante. Busque conhecimento sempre e desperte a sua melhor versão. Estamos aqui para ajudar!