fbpx

Seja o primeiro a saber.
Assine a nossa newsletter.

A era do “textão” nas redes sociais: 3 dicas para escrever melhor em suas legendas

instagram-1451137_1920

Você é daqueles que ama fazer um textão nas redes sociais ou prefere a simplicidade de apenas um emoji na legenda? Ou ainda, você opta por frases prontas ou faz questão de usar as suas próprias palavras?

Independentemente de produzir conteúdo ou não para a internet, é claro que quem usa as redes sociais tem a intenção de socializar e compartilhar algum momento com os seus seguidores.

Eu sei que uma imagem vale mais do que mil palavras, mas vou te mostrar que em tempos de excesso de informação, uma legenda pode valer mais do que uma foto.

Para entender melhor, imagine que você está rolando o feed da sua rede social e vê duas imagens do mesmo lugar: uma praia paradisíaca no México. Na primeira foto, a legenda é uma frase clichê de uma música com um emoji de sol. Na segunda foto, a legenda é a história sobre o dia mais terrível na praia paradisíaca do México que aquela pessoa teve. Agora me diga, qual das duas fotos você vai lembrar? Provavelmente, a segunda.

É evidente que a segunda legenda foi mais criativa (se quiser aprender a escrever textos criativos leia sobre diário de escrita) e isso fez com que você investisse mais atenção naquela foto. Por isso, vou te dar 3 dicas para você escrever legendas que cativem o seu público:

1 – Seja objetivo: o que determina se o leitor vai ler ou não toda a legenda da sua foto é a primeira linha. Logo, a primeira frase precisa ir direto ao ponto para que o público identifique sobre o que se trata aquele texto e qual a sua relação com a foto.

2 – Converse com seu público: faça perguntas em suas legendas, se importe em saber a opinião do outro sobre aquele assunto. Escreva como se estivesse em uma conversa com um amigo, pois isso gera mais conexão e faz com que aquela pessoa sinta vontade de comentar e conversar com você.

3 – Conte uma história: histórias cativam! As pessoas passam por situações parecidas e contar uma história pode ajudar alguém a lidar com algo que você já passou. Lembre-se de que há várias formas de contar uma história (e a Escola Impulsione te ensina todas essas formas com as técnicas de storytelling).

As redes sociais são um ótimo espaço para você começar a escrever e desenvolver um estilo de escrita. Então, faça com que aquela imagem valha mais do que mil palavras: escreva um “textão”!

Dica de português: quando for fazer uma pergunta, escreva no singular. Ao escrever no singular, você direciona a pergunta para a pessoa que está lendo. Você faz ela se sentir única e especial. Exemplo: Você (singular) gostou deste texto? Faça esse exercício e marque o perfil da Escola Impulsione nas redes sociais. Te vejo por lá!

Autor (a): Luciana Petri