fbpx

Seja o primeiro a saber.
Assine a nossa newsletter.

Como (e porque) se expressar bem

WhatsApp Image 2020-04-03 at 10.56.09

Por Diane Bikel

A preocupação com o domínio da expressão verbal nasceu entre os gregos, no século V a.C. Isso aconteceu porque os cidadãos precisavam defender-se na corte além de debater suas ideias em praça pública. Com o tempo, a comunicação passou a ser cada vez mais ágil, objetiva, de fácil entendimento e transparente. E hoje, se comunicar bem, para qualquer que seja a área profissional, se tornou essencial.

A comunicação se divide em: linguagem oral, escrita e expressão corporal. O bom desenvolvimento desses três pilares ajuda na compreensão do outro – entender o que o outro quer dizer e o porquê ele pensa de tal forma. As relações entre as pessoas ficam mais fáceis e naturais. Uma conversa sobre um mesmo assunto pode durar horas quando se expressar não é o problema. Além de todos esses benefícios, ainda tem a função de complementar a inteligência social – entender e reagir ao que acontece em seu meio. Assim, produtividade e relações saudáveis nascem.

A comunicação que se dá através de uma linguagem – para que o outro compreenda a mensagem sem que haja ruídos – hoje se tornou uma necessidade social. O autor do livro Inteligência Social diz que a comunicação é a nova ciência já que a habilidade de se comunicar e relacionar-se com os outros conquista lugares, espaços, objetivos. Com as pessoas mais expostas virtualmente através do celular, e-mail, mídias e interação de trabalho, por exemplo, a comunicação vai se adaptando a esses novos formatos.

Saber se expressar é prática, é estudo. Não existem fórmulas, é entendimento do que acontece ao seu redor.

Vamos às dicas? Bora!!

COMO SE EXPRESSAR MELHOR

SE CONECTE COM AS PESSOAS

Procure entender a visão do outro. Escute o que a pessoa quer dizer, isso cria empatia e sintonia. Assim fica mais fácil identificar o que ela está precisando, suas dúvidas e sentimentos sobre o assunto tratado. Entendendo o que vai ser necessário falar naquele momento, as informações ficam mais claras na sua mente. Você vai direto ao ponto, ao que realmente importa, deixando a comunicação mais eficiente e assertiva.

LEIA BASTANTE

Para aumentar o vocabulário de palavras, é necessário ler. Para um comunicador é de extrema importância o hábito de leitura. Leia jornais, revistas, outdoors, notícias, bula de remédio. Apenas leia.

Ler coisas que te interessam pode facilitar o processo, deixando tudo mais prazeroso. O hábito de ler ajuda no crescimento do vocabulário, além de aumentar o conhecimento sobre diversos assuntos e enriquecer sua interpretação e gramática. Quando você pegar o gosto pela leitura, vai ver que naturalmente sua fala vai mudando, onde você coloca as pontuações vão se atualizando. Isso tanto para a comunicação falada, como para a escrita.

DÊ E PEÇA FEEDBACK

Feedback em seu sentido literal é o fornecimento de informações críticas para o desempenho de uma pessoa.

Peça-os e anote. É importante ler e reler os feedbacks e entender o que aquela crítica pode te acrescentar. Melhore em pontos específicos, aos poucos. Anote e vai vendo um por um, entenda-os. Feedbacks externos te fazem crescer ainda mais, assim você tem oportunidade de testar novas abordagens, ideias.

Queremos ver você fazendo acontecer nas suas redes sociais e mostrando a carinha que está por trás das boas ideias! 🙂

IDENTIFIQUE A MELHOR FORMA PARA SE COMUNICAR

Se coloque no lugar do outro para identificar qual a melhor forma de se comunicar com cada tipo de pessoa. Escolha palavras para se adaptar ao entendimento do outro. Se necessário, explique lá do zero, do que para você parece óbvio, mas que para o outro, não é.

Se você é um químico e vai falar para pessoas leigas, por exemplo, é necessário que você entenda até onde vai o conhecimento delas. Para que assim, você saiba por onde começar.

Já se for para outros químicos, o assunto não precisa começar lá do início. Você já pode citar pesquisas, nomes científicos, jargões da área.

Se adapte à linguagem de quem está te ouvindo. Entenda-os e busque o melhor entendimento.

Por fim, apenas se comunique.

E aí, gostou das nossas dicas? Não esqueça de marcar #ExercícioDaImpulsione nos seus stories quando for testar novas abordagens. Queremos ver você fazendo acontecer nas suas redes sociais e mostrando a carinha que está por trás das boas ideias! 🙂