Por Douglas Marangon

Você está nervoso. Caminha de um lado para o outro. De repente, escuta seu nome sendo anunciado através dos microfones e uma onda de aplausos invade o auditório. Chegou a sua vez. Você então percebe que está suando frio. Não dá mais tempo de desistir. Você começa a tremer. Sente a vermelhidão subindo pelo corpo. E se eu não souber o que falar? Para onde devo olhar? O que devo fazer com minhas mãos? E se eu gaguejar?

Você provavelmente já passou por uma situação parecida. Falar em público é, sem dúvida, uma tarefa difícil. A boa notícia é que é possível sim desenvolver uma boa oratória. Saber falar em público não é um dom, mas sim uma habilidade que pode ser desenvolvida e aprimorada. Separamos algumas dicas essenciais para você dar o primeiro passo para se tornar um bom orador:

 

SAIBA O QUE FALAR

Prepare a sua apresentação com antecedência. Tenha claro em sua mente quais são os tópicos que você precisa abordar, e separe sua apresentação em etapas: início, meio e fim. Pense em como introduzir um assunto novo e como conectar ideias diferentes, mas tome cuidado para não decorar sua fala! Discursar com uma fala pronta pode parecer forçado. Também saiba qual é o objetivo da sua fala. Qual é o ponto que você quer mostrar? O que você quer enfatizar? Qual é a mensagem mais importante que você quer passar? Se você se sentir mais seguro, deixe um papel com os principais tópicos da sua apresentação no seu bolso. Se necessário, você poderá consultá-los.

 

CONHEÇA SEU PÚBLICO

Saiba com quem e com quantas pessoas você está falando. É importante saber quem será seu público enquanto você estiver preparando sua apresentação. Você não vai querer utilizar gírias em uma importante apresentação acadêmica, por exemplo. Também é importante que você tenha em mente quem é o seu público para poder entender qual é a melhor forma de transmitir a mensagem que você quer, quão aprofundado você pode ser nos assuntos que vai abordar, e se é necessário explicar termos específicos ou não. Falar em público é muito mais do que o simples ato de discursar, mas sim um momento de comunicação com seu público, ou seja, é importante saber se sua plateia está entendendo o que você quer dizer.

Além de conhecer seu público, é importante conhecer qual é o local que você estará falando. É um auditório? Uma sala fechada? Um local aberto? Como é a iluminação? E a acústica? Vou precisar de microfone? O ideal é, se possível, sempre visitar o local em que você irá falar em público com antecedência, e se possível fazer um ensaio, para que você possa sentir o local, saber o que você vai ver quando subir no palco, e assim evitar surpresas desagradáveis.

 

CUIDADO COM O TOM DE VOZ

Agora é hora de cuidar da sua voz. Lembre-se de falar com um tom de voz alto o suficiente para que todos possam ouvir, mas não tão alto que prejudique a sua voz. Se necessário, utilize um microfone. Nossa voz é um instrumento incrível e pode dar muita qualidade para uma apresentação, por isso use e abuse de nuances com a sua voz. Não seja monótono. Mudanças no tom de voz podem ser utilizadas para chamar a atenção da plateia de forma sutil e eficaz. Fale mais baixo e veja as pessoas tentando se aproximar para prestar mais atenção. Fale mais alto e veja as pessoas reagindo à novas informações. Utilize mudanças no tom de voz para diferenciar partes importantes do seu raciocínio. As possibilidades são infinitas!

 

NÃO SE APRESSE

Finalmente, mas não menos importante, não se apresse. Muitas pessoas ficam nervosas quando começam a falar em público, e começam a falar cada vez mais rápido, para que aquele momento acabe logo. Mantenha a calma, faça pausas estratégicas para pensar, e não se esqueça de respirar! Se você falar com calma, sua voz ficará mais clara e as pessoas vão entender melhor o que você quer dizer. Se você está inseguro, treine na frente de um espelho ou grave um vídeo de um ensaio seu e depois analise quais são os pontos que você pode desenvolver mais.

Falar em público é uma ferramenta muito poderosa. Ao se tornar um bom orador, você consegue melhorar a sua comunicação, sua habilidade de entender as pessoas, de persuasão e de percepção do ambiente que você está.


Gostou das nossas dicas e quer aprender mais sobre como dominar o público e fazer apresentações incríveis? Cheque a nossa Escola de Oratória neste link.
 Falar bem em público é questão de preparação, e esse é o primeiro passo.