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Para um bom crescimento de seus negócios, use storytelling

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por Diane Bikel

Storytelling é uma palavra muito usada no meio da comunicação. E muitas pessoas ainda hoje se perguntam o que ela significa. São técnicas usadas para uma narrativa. Um artigo publicado por Priscila Abrantes traz as as mudanças que o crescimento da tecnologia tem causado na comunicação.

Histórias estão em tudo e em todos os lugares, seja uma história do mundo, história de como algo aconteceu ou então, uma história pessoal, enfim. O storytelling é sobre como contar isso, como prender a atenção do público durante a contação.

Usado em diversas empresas, palestras, conversas ou livros, ele está presente diariamente na comunicação. Mas o que seria uma boa história? Depende muito, mas resumidamente é uma história que retenha atenção do público, onde ele estiver. Seja online, presencial ou em podcast, por exemplo. Que fica marcada na memória do interlocutor.

Quando bem articulada, pode ser levada adiante. Influenciar pessoas, mudar ideias ou ideologias. Para isso é necessário ter um começo, um desenvolvimento e um fim. E dentro disso, passar por emoções capazes de fazer o público vivenciar junto.

Para os negócios, o Storytelling é muito importante também. Atualmente vivemos em um momento onde a comunicação se tornou um pouco mais frenética e rápida. O Storytelling vem para tornar a marca mais significativa e ampliar a presença na memória do consumidor, estabelecendo claramente quem ela é e oferecendo mais do que apenas um serviço ou produto, mas uma experiência. Será o que motivará a compra: a vontade de viver essa tal experiência.

Um bom exemplo disso é o Airbnb, que traz em sua propaganda o conforto, hospitalidade e mais do que isso, a vontade de viajar.

Dicas de Storytelling? Vamos lá (:

  • Encontre a mensagem a ser transmitida: é o momento de definir a mensagem principal da sua apresentação. Para isso, se pergunte o que o seu público não pode esquecer. Lembre do seu objetivo e entenda quem está te ouvindo e os interesses dos mesmos.
  • Pegue uma frase central, na qual você retornará sempre. Como se fosse um slogan, um resumo de tudo o que você vai falar. Que seja forte e concisa.
  • Estruture o texto. Faça um começo, um meio e uma conclusão. Faça aos poucos, pense com carinho. Utilize exemplos que te levem à mensagem final. E busque um desfecho fora da caixa, que ajude a manter a mensagem nas memórias de quem estiver ouvindo.